Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Da Redação São João Agora
Em 13/06/2014

O presidente do TJMG, desembargador Herculano Rodrigues (E),
durante lançamento de selo dos 300 anos da Comarca
de São João del-Rei. Imagem: Divulgação/Correios
A Comarca de São João del-Rei comemorou 300 anos de criação na última quarta-feira (04). A cerimônia do tricentenário aconteceu no fórum de São João del-Rei. A Comarca de Rio das Mortes (atual Comarca de São João del-Rei) foi a primeira divisão jurídica de Minas Gerais.

A criação das primeiras comarcas, entre elas a da cidade, em 1714, foi a expressão da estrutura judiciária em Minas, que até então contava apenas com um ouvidor-geral, que exercia algumas funções jurídicas.

O diretor do Foro da Comarca de Rio das Mortes, juiz Auro Aparecido Andrade refletiu: "o que seria da humanidade se não tivesse o passado e não valorizássemos as tradições?".O presidente do TJMG, desembargador Herculano Rodrigues, falou da importância político-administrativa e judiciária do surgimento das primeiras comarcas, mas lembrou que a evolução até os dias atuais traz uma realidade que requer ainda mais transformações.

Durante a cerimônia, os Correios lançaram um selo personalizado em comemoração ao tricentenário da Comarca.

Cidades que compõe a Comarca de São João del-Rei

Além de São João del-Rei, compõe a Comarca as cidades de Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Lagoa Dourada, São Tiago, Ritápolis, Nazareno e Conceição da Barra de Minas.

0 comentários:

Postar um comentário

Tempo

Redes Sociais