Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Da Redação São João Agora
Em 31/07/2014
Com informações de Milla Fernandes 
Atualizado em 01/08/2014 , às 09h53

O Teatro Municipal recebe, às 20h de hoje, o show da cantora Tiê, dentro do 27º Inverno Cultural da da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Tiê já se apresentou em vários festivais, como Planeta Terra e Rock In Rio. Na apresentação de hoje à noite, a cantora traz músicas de seus dois discos autorais: “Sweet Jardim”, que rendeu shows em todo o Brasil, Nova York, Montevidéu, Londres, Paris e Berlim, e “A Coruja e o Coração”.

Além do show de Tiê, o Inverno Cultural traz mais destaques. Veja abaixo a programação de hoje:

15h
Mostra Experimentações Audiovisuais
Sinoâncias (2013, 8min30s). Direção: Carol Argamim Gouvêa e André N. P. Azevedo. Documentário sensorial que retrata a musicalidade da linguagem dos sinos de São João del-Rei, MG. Por meio de sons e imagens, o espectador é transportado para as torres das antigas igrejas, que preservam uma tradição única e secular.
Combate dos sinos (2013, 6min58s). Direção: Carol Argamim Gouvêa e André N. P. Azevedo. O momento mais esperado para todo sineiro é o Combate dos Sinos. São três dias inteiros em que a memória se reúne nas torres e sineiro velho volta a ser criança.
Nilson (2013, 6min58s). Direção: Carol Argamim Gouvêa e André N. P. Azevedo. Nilson é um dos mais dedicados sineiros de São João del-Rei. Responsável pelos sinos da Igreja São Francisco de Assis, é um guardião da Linguagem dos Sinos, colecionando histórias e sentimentos.
A dor fica (2014, 10min22). Direção: Thiago Morandi. O filme narra os dois olhares distintos presentes nas cruzes que marcam a BR-265. O primeiro evidencia a beleza desses símbolos sagrados como expressão da fé e dos costumes de nossa terra, que podem ser verdadeiras obras de arte. O segundo refere-se ao olhar que aponta para a conscientização em relação aos perigos a que todos estão sujeitos quando utilizam as rodovias brasileiras.
Cadeira de Barbeiro é um Confessionário (2014, 24min47s). Direção: Mariana Fernandes. As barbearias de São João del-Rei não são simples locais de higiene pessoal. Em meio a barbas, cabelos e bigodes, estabelecem-se relações de cumplicidade próprias do universo masculino. Fala-se de política e futebol, como também de fofocas da cidade, transformando a cadeira do barbeiro em um verdadeiro confessionário.
Seu Feliciano (2014, 7min20s). Direção: Pamella Chicarino e Bruno Laviola. A narrativa coloca em cena e história de vida de Seu Feliciano Osmar, personagem carismático de Barbacena. Durante toda a vida, ele realizou trabalhos de limpeza e manutenção nas casas e empresas dos conhecidos e, por dez anos, cuidou dos túmulos do Cemitério da Boa Morte. As mãos pesadas para o trabalho são as mesmas que cativam e despertam sensibilidade sobre o piano.
Tudo o que eu tenho vem daqui (2014, 8min). Direção: André N. P. Azevedo e Ruzza Lage. O curta-metragem traz um olhar livre de preconceitos sobre os catadores do lixão de São João del-Rei, MG.

18h
Workshop: Indireto (Belo Horizonte, MG)
Contando com o baterista Jean Dolabela e o guitarrista Augusto Nogueira, a ideia central das apresentações do Indireto é simples: geração de experiência. Em um workshow, o clima de sala de aula é atenuado pela dinamicidade da exposição de conteúdos e pela interação com o público. O típico auditório e a típica sala de aula dão espaço a outros ambientes mais descontraídos. Assim, a oficina-show “Workshow Indireto” une o ensino de forma dinâmica e a apresentação musical. Apesar de ter uma temática livre, no workshow do Indireto são exploradas as seguintes questões: teoria e prática musical; formas de estudo e exercícios; experiência musical e de vida; e instrumentos e equipamentos.
Público: músicos, jovens e adultos
Local: Teatro do Campus Santo Antônio

19h
Teatro: Ceci n’est pas une pipe (Este não É um cachimbo)
Transitório 35 (São Paulo, SP). Texto e Direção: Rafael Rodrigues Carvalho.
O espetáculo é inspirado pelo surrealismo de René Magritte para contar a história de um homem que decide mudar seu sexo para tornar-se mulher. Criado a partir de uma pesquisa dramatúrgica, o espetáculo busca, por meio da linguagem das artes cênicas, uma maneira de contribuir para o desenvolvimento de ações culturais que valorizem o universo LGBT e, sobretudo, pensar a questão da identidade transexual e do transgênero na contemporaneidade.
Público: adulto
Local: Sala Preta do Curso de Teatro da UFSJ, CTAN

20h
Show: Tiê (São Paulo, SP)
Nesta apresentação, Tiê traz canções de seus dois discos autorais: “Sweet Jardim”, que lhe rendeu shows em todo o Brasil, Nova Iorque, Montevidéu, Londres, Paris e Berlim; e “A Coruja e o Coração”, que conta com participações de Jorge Drexler, Marcelo Jeneci e Karina Zeviani, além de versões para Thiago Pethit e Tulipa Ruiz. A artista adquiriu uma paixão especial pela novela “Avenida Brasil” e, desde então, algumas músicas da trilha sonora do folhetim fazem parte do repertório de seus shows.
Local: Teatro Municipal de São João del-Rei

21h30
Show: Selmma Carvalho (Nova Lima, MG)
A cantora, pianista e compositora Selmma Carvalho faz show de lançamento do seu novo CD “Minha Festa”. Além de músicas do novo CD, Selmma apresentará algumas canções dos seus três trabalhos anteriores “Selmma Carvalho”, “Cada lugar na sua coisa”, e “O que será que está na moda?”. No palco, Selmma conta com as participações de Rogério Delayon (guitarra e violões) e Bill Lucas (percussão).
Local: Palco Futebol dos Pés à Cabeça (Largo Tamandaré)

0 comentários:

Postar um comentário

Tempo

Redes Sociais