Tecnologia do Blogger.

sábado, 6 de setembro de 2014

Da Redação Integrada do Você Decide 2014
Em 06/09/2014
Atualizado em 07/09/2014, às 22h44
vcd
O candidato Fidélis Alcântara, da Frente de Esquerda Popular (PSOL/PSTU), foi o primeiro sabatinado do Você Decide 2014: Sabatinas, programa realizado pela TV Barbacena, Barbacena News, mynextzone e São João Agora.

Alcântara estava na cidade de Almenara, na região do Vale do Jequitinhonha, no momento da gravação e foi sabatinado por telefone.



ASSISTA ABAIXO A SABATINA NA ÍNTEGRA:



Leia esta matéria no mynextzone.com
Assista a sabatina no YouTube

A sabatina

Perguntado sobre seu projeto de desenvolvimento para o Estado, Alcântara disse que é necessário investir na economia de base. "Precisamos investir no pequeno agricultor, na agricultura familiar e também nos pequenos comerciantes. Nossa economia não pode ficar refém da exportação", disse.

Sobre educação pública, o candidato disse que Minas Gerais precisa investir 30% da arrecadação do Estado na área e propôs uma reformulação da grade curricular. Ele criticou a precariedade das escolas estaduais, a falta de aplicação do piso salarial para professores em Minas e o Programa Reinventando o Ensino Médio (REM). Sobre a Lei 100, que foi revogada no início do ano, Fidélis defendeu o pagamento da Previdência aos professores afetados. Para evitar situações semelhantes a da revogação da Lei 100, o candidato disse que “o fundamental é termos concurso público e contratarmos os professores dentro da lei”.

Para Alcântara, as estatais mineiras precisam ser 100% públicas. Ele criticou a falta de reinvestimentos do lucro das estatais em serviços a população. Somente no ano passado, a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) lucrou cerca de R$ 3 bilhões, e segundo o candidato, “esse dinheiro foi todo para a mão dos acionistas”. Questionado sobre o turismo durante as Olimpíadas de 2016, quando Belo Horizonte receberá competições e Minas Gerais abrigará delegações, Fidélis disse que houve prejuízo às cidades durante as Copas das Confederações e do Mundo e que é necessário pensar nas instalações que serão usadas pelas delegações olímpicas no período de preparação, pois “o prejuízo ficará para o Estado”.

Maior demanda do eleitor mineiro, a saúde também foi um tema tratado na sabatina. Para o candidato do PSOL, é necessário investir mais em postos de saúde e contratação de profissionais da área.

“Nós precisamos trabalhar a saúde prioritária, a saúde básica. Trabalhar o Programa Saúde da Família (PSF) em cada região do Estado”, completou. Fidélis também criticou o abandono das construções de Hospitais Regionais em todo o Estado.

Nas propostas de segurança pública, Fidélis defendeu a desmilitarização da Polícia:

“Nós precisamos construir uma nova polícia, com uma nova filosofia, com uma nova forma de trabalho, que não veja o cidadão como inimigo”, ressaltou. Em suas considerações finais, Alcântara defendeu a auditoria das dívidas do Estado.

Caso passe ao segundo turno, o candidato confirmou presença na entrevista que será feita no TVBQ Notícias, da TV Barbacena. De acordo com o cronograma enviado às assessorias dos candidatos, a próxima sabatina será com o candidato Pimenta da Veiga, do PSDB.

Mais notícias das Eleições? Acesse o site do Você Decide 2014 e encontre todas as informações! CLIQUE AQUI e acesse!

0 comentários:

Postar um comentário

Tempo

Redes Sociais