Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Da Redação São João Agora
Em 04/05/2015

Será exibido hoje, às 20h, atrás da Matriz do Pilar, o documentário Som dos Sinos. O objetivo do filme é utilizar novas tecnologias para transformar o olhar das pessoas sobre o patrimônio imaterial de Minas Gerais.

Na tradição das cidades históricas, o repertório dos sinos é uma forma de comunicação. Há mais de 40 tipos de toques de sinos e, de acordo com a quantidade e ritmo das badaladas, os moradores sabem o que acontece na cidade, dos horários de missa e trabalho a procissões e anúncios de mortes. Nos dias atuais, a linguagem dos sinos tem sido substituída pelos meios de comunicação contemporâneos, mas ainda se mantém em diversas cidades do interior mineiro, emocionando os moradores e encantando os turistas.

É para difundir essa cultura que as documentaristas Marcia Mansur e Marina Thomé idealizaram o projeto, há quase dois anos. "Acreditamos que a combinação entre memória e novas mídias, a partir de um projeto interativo, possibilita um rico diálogo entre as tradições culturais e as novas gerações", conta Marina.

A exibição do documentário começou no dia 02 de maio.

Veja abaixo as datas de exibição do documentário:

02/05 - Tiradentes
04/05 -  São João del-Rei
05/05 - Congonhas
07/05 - Ouro Preto
08/05 - Mariana
09/05 - Catas Altas
12/05 - Serro
14/05 - Diamantina
16/05 - Sabará

0 comentários:

Postar um comentário

Tempo

Redes Sociais